sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como identificar uma boa sessão de drenagem linfática?



Gente, hoje o post é uma estréia!!!
Estréia da nossa nova Colunista, a Fisioterapeuta Mariana Negrão!
Estamos super felizes com essa nova participação e sabemos que vai acrescentar muito pro nosso Blog e trazer muita informação legal pras mamães!!!

Hoje ela vem nos trazer dicas super legais de um assunto que todas as mulheres adoram!!!


É com imenso prazer que escrevo para esse blog. Nesse cantinho poderemos conversar, discutir e compartilhar dicas de saúde e beleza, um assunto que agrada a todas!      
Para começarmos resolvi falar sobre uma das técnicas mais comuns na estética: a drenagem linfática. O que mais considero importante é que você com essas dicas aprenda a identificar um bom profissional.      Infelizmente hoje muitas pessoas acham que sabem fazer drenagem ou até mesmo fizeram curso mas este não foi de qualidade.
Vou deixar algumas dicas do que avaliar quando você for receber uma drenagem.
1) Não fique acanhada e pergunte a formação profissional (fisioterapeuta, massagista, esteticista) ou onde a pessoa fez o curso.
2) Tente sempre pedir indicação para suas amigas (na maioria das vezes elas funcionam bem)
3) Lembre-se a drenagem linfática é uma massagem SUPERFICIAL portanto em hipótese nenhuma pode ser feita com força e jamais causa dor ou hematomas.
4) É necessário que no início do procedimento o profissional faça uma manobra que se chama evacuação de linfocentros, são movimentos realizados em regiões específicas como supraclavicular (saboneteira), axila, inguinal (virilha), poplítea (atrás do joelho) e maleolar (atrás dos ossos do tornozelo). Essa manobra é necessária para "ativação do sistema".
5) A massagem é sempre iniciada pelas regiões mais próximas ao coração (tronco, braços, antebraço, mão, abdome, coxas, pernas, pés). Nunca se inicia do pé.
6) Os movimentos são feitos com baixa velocidade, ou seja lentos, devido a lentidão do sistema linfático. Manobras rápidas são consideradas erradas na drenagem linfática.
7) É importante fazer uma ficha de avaliação para descobrir se você tem alguma contra indicação para realização da técnica.
8) O tempo médio de uma sessão varia de 60 a 90 minutos. Isso é o ideal para realização de um bom trabalho.
9) O número de sessões indicadas varia muito conforme o objetivo do tratamento mas geralmente se orienta de 1 a 2 vezes por semana (lembre-se que isso varia conforme cada caso).
10) A drenagem linfática realmente aumenta o número de micções porém não necessariamente você deve fazer xixi após a sessão (isso é mito). Esse aumento é esperado em até 48 horas após a sessão.

Espero ter ajudado! 

Aproveitem essa técnica maravilhosa e todos seus benefícios!

Beijos e até a próxima!

Mariana Negrão
Fisioterapeuta Especialista em Dermato-Funcional

Docente de diversas pós-graduações e cursos de estética


0 comentários:

Postar um comentário

 

Lullaby Baby & Kids Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting