segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O direito do recém-nascido e da família à presença do pediatra na sala de parto


Hoje o post é uma dica de um DIREITO muito importante, tanto para a família, mas principalmente para o neo-nato.




Ter um pediatra, plantonista, ou da família, no momento do nascimento do bebê.


Segundo a Dra. Ruth Guinsburg, coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, “o nascimento é o momento mais perigoso para o ser humano em toda a sua existência, porque a chance de haver alguma intercorrência com lesão cerebral é maior nesse momento do que no resto da vida. Na verdade, vencer o nascimento de maneira saudável como ocorre com a maioria é um feito da natureza. Quando ocorre qualquer problema, a atuação do pediatra é fundamental. É muito importante a presença do profissional bem treinado para fazer o que é preciso da maneira mais rápida possível”.

No Brasil ainda morrem aproximadamente 15 recém-nascidos por dia em decorrência de condições associadas à asfixia perinatal. Entre os bebês que nascem a termo, 6% precisam de ventilação. Estima-se que, no país a cada ano, 300.000 crianças necessitem ajuda para iniciar e manter a respiração ao nascer e cerca de 25.000 prematuros de baixo peso precisem de assistência ventilatória na sala de parto.

Esses dados nos fazem refletir sobre a importância do atendimento adequado em sala de parto para a sobrevivência do recém-nascido e para a prevenção de possíveis sequelas. O médico qualificado para o bom atendimento ao recém-nascido é o pediatra ou o neonatologista.

Portanto mamães e futuras mamães, fica aqui a nossa dica do que você deve exigir e por lei deve ter à sua disposição no dia do nascimento do seu bebê.

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!
Beijos,
Equipe Lullaby Baby & Kids



0 comentários:

Postar um comentário

 

Lullaby Baby & Kids Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting